Capivari de Baixo - SC

Por quê água não pega fogo?

06-09-2010 18:10

(pergunta feita pela Patrícia - TMA Vespertino)

Combustão é uma reação de oxidação onde o material combustível perde elétrons e é oxidado e o comburente (oxigênio) ganha elétron

Reparem num erro muito comum: “onde o material combustível perde elétrons e é oxidado e o comburente (oxigênio) ganha elétron, se transformando em água.”

Aí, pifa o bagulho. Quem disse que o resultado da combustão tem de ser água?

Continuando corretamente: o oxigênio vira CO2. Mas CO2 e água só são os compostos resultados da combustão de hidrocarbonetos. Compostos de hidrogênio e carbono, tipo petróleo.

Porém, oxidação e redução não são conceitos a serem resumidos aos elementos hidrogênio e carbono, pelo contrário, oxi-redução permeia a Tabela Periódica. Por exemplo, os elementos mais eletropositivos reagem diretamente com o oxigênio do ar. Alumínio, por exemplo, é conhecido por formar uma camada protetora de óxido de alumínio quando exposto ao ar:

2 Al + 3 O2 -> 2 Al2O3

E não há a formação da água, apesar da reação ser, definitivamente, uma reação de oxidação.

É aí que muita gente tropeça. Reações de oxi-redução não significam formação de água.

Nós poderíamos dizer que a água é o resultado do oxigênio, utilizado na combustão de qualquer coisa, passando do estado de oxidação zero, elementar, portanto, para o estado de oxidação -2, mas só na presença de comburentes doadores de hidrogênio. Preste atenção:

O2 no processo de combustão -> 2 O(-2)

(A molécula de oxigênio, no processo da combustão, vira dois átomos de oxigênio duplamente carregados de cargas negativas)

Como no exemplo “vamos explodir o hidrogênio”. A equação fica:

O2 + 2 H2 -> 2 H2O

Ou, na queima da gasolina, simbolizada aqui como um hidrocarboneto saturado:

2 C2H6 + 7 O2 -> 4 CO2 + 6 H2O

Se o comburente, afinal, não tiver hidrogênio, o O2 não poderá formar água. Eu acho que o magnésio é o exemplo mais elegante: os fotógrafos antigos punham fogo em bandejas contendo magnésio metálico, para que ele pegasse fogo em contato com o ar. Essa reação química é acompanhada por uma evolução de uma luz branca intensa, que iluminava as parcas soluções sensíveis dos antigos aparatos fotográficos. Essa luz branca, intensa, iluminava os cenários mesmo durante o dia. Quem vê filmes antigos de caubóis, e coisa e tal, conhece. Quem tem um laboratório à disposição, pode fazer a experiência (é melhor não olhar diretamente para a luz do Mg, pois ela emite também no ultra-violeta). Enfim. A reação é simplesmente:

2 Mg + O2 -> 2MgO

Não há formação de água.

Assim são as reações de óxido-redução: alguém oxida, alguém reduz.

No caso da água, o oxigênio está no seu estado de oxidação mais reduzido possível. Não pode reduzir mais do que isso. O Hidrogênio, está no estado de oxidação mais oxidado possível: não é possível oxida-lo mais ainda. Logo, pelo processo de queima, a água será incorruptível.

O mesmo acontece com o CO2. Como resultado do processo de combustão, ambos o carbono e o oxigênio serão incorruptíveis quanto ao processo de queima. Portanto, o CO2, tanto quanto a água, são extintores de incêndio.

Legal, né?

Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Avx5adKkzyyuh2mP6gJ4qlIU7Qt.;_ylv=3?qid=20071101182726AAREecq

 

 

 

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.